Harry Potter e a Pedra Filosofal

08/07/2015


Lembro bem do dia em que fui ver o primeiro filme da série no cinema. Isso já faz quase 15 anos, mas só me interessei pela leitura agora, aos 21. Não tem a mesma graça de ler em uma época que os leitores ficavam ansiosos pelo lançamento da continuação e compartilhavam suas opiniões, alegrias e tristezas a respeito dos livros. Mesmo assim, resolvi começar a ler, principalmente porque consegui os 7 livros numa super promoção e achei que era a hora.

Se você não faz ideia sobre o que se trata a história, lembre-se que estamos na Inglaterra e o mundo está dividido entre bruxos e trouxas (pessoas que não são bruxas). Dentro dessa realidade, Harry Potter, ainda pequenino, é deixado na porta dos seus tios, os Dursley, e cresce junto a eles e ao primo, que o maltratam e o fazem viver sob a escada de casa, num armário. 

Tendo sido levado a crer que seus pais morreram em um acidente de carro, Harry não fazia ideia da nova vida que o aguardava em seu 11º aniversário. É quando Hagrid, um homem do tamanho de um guardarroupas, barbudo e assustador à primeira vista, o avisa que ele tem uma vaga na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Além disso, é através dele que o garoto descobre a sua verdadeira origem: seus pais foram mortos pelo maior bruxo das trevas, o Lorde Voldemort, o qual também tentara assassiná-lo, mas a única coisa que conseguiu foi deixar uma cicatriz em forma de raio em sua testa.


A partir daí, Harry se depara com um novo universo. Tudo é muito novo pra ele e é indo à nova escola que conhece seus eternos melhores amigos: Rony Weasley, rapazinho ruivo, de família toda bruxa e Hermione Granger, mocinha inteligente e estudiosa, cujos pais eram trouxas. Personagens importantes da trama também devem ser lembrados, como o diretor da escola, Alvo Dumbledore, os professores Severo Snape e Minerva Mcgonagall e tantas outras que só lendo pra conhecer. 

Lá dentro, os novos alunos são divididos em uma das 4 casas de Hogwarts: Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-Lufa. Sendo os três amigos selecionados para a primeira, passam a defender sua casa através de boas notas, respostas certas e tudo o que um bom aluno faz. As matérias são bem diferentes de Matemática e Biologia, voltando-se a áreas como Poções e Defesa Contra a Arte das Trevas.

Porém, os 3 jovens são bem curiosos e vão se enfiando onde são chamados. O fato é que através da coragem, eles vão descobrindo coisas que nem os adultos tinham sensibilidade de perceber. Isso rende alguns probleminhas que você vai descobrir mergulhando nas páginas do primeiro volume da saga, o que vai possibilitar que entendam o subtítulo.

Eu me identifiquei muito com esse livro porque assim como Harry saiu da casa que vivia pra estudar em outro lugar, também estou prestes a fazer o mesmo. Senti o nervosismo, a ansiedade e a vontade que ele tinha em ir à Hogwarts por estar diante de uma realidade semelhante. Vê-lo conhecer gente especial num lugar novo e se aventurar da maneira que se aventurou com toda a coragem que tinha, me deu muito mais ânimo pra me jogar na estrada. 

É muita ousadia minha querer resenhar um livro que marcou toda uma geração, ainda mais depois de tanto tempo do seu lançamento, mas meu objetivo aqui foi incentivar pessoas que ainda não leram a fazerem o mesmo. Ainda não sei o final da história, pois estou no segundo volume e o que eu vi nos filmes não deve chegar nem aos pés do que me aguarda nos próximos livros, mas deixo aqui minha sugestão. 

Se você gosta de coisas mais realistas, como eu, não vai se incomodar com a fantasia dos livros de Harry Potter, porque dá pra metaforizar praticamente tudo o que foi escrito. O mundo que a J. K. Rowling criou é imensamente admirável, então não vejo razão pra depois de tanto sucesso eu ainda ver gente falando que "quem lê Harry Potter não é inteligente" ou qualquer comentário tão banal quanto esse. 

Todo mundo tem o direito de conhecer esse bruxinho e eu tenho certeza que vão se encantar tanto quanto eu estou me encantando.

ISBN: 9788532527844
 Editora: Rocco
Páginas: 221
★★★★★

Onde comprar (só achei a edição especial no Submarino): Cultura  / Saraiva / Submarino

Meu perfil no SKOOB

Você poderá gostar também:

14 comentário (s)

  1. Até hoje eu lembro a emoção que foi abrir pela primeira vez cada um dos exemplares, como a história me prendia e encantava, ainda hoje é assim e sempre vai ser! Faça uma boa viagem, pois é um história viva e claro cheia de magia, vale muito a pena ler e reler. Adorei a resenha, vai ter resenha da saga inteira?? Se for já tô amando, assim como amei essa arte da capa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai sim, antônio! vou tentar fazer uma resenha voltada pra quem não conhece direito a série, pra ver se instigo as pessoas a lerem também! mas fãs de HP como você tmb são suuuper bem vindos, principalmente pra opinar sobre oq eu escrevi ;D

      Excluir
  2. Que bom te ver se rendendo a HP! (É a única série de livros que eu acompanhei com gosto nessa vida).

    Novembro Inconstante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu comecei a ler desventuras em série há muito tempo, mas parei no quarto livro :( então HP também é a primeira que acompanho messsmo :D

      Excluir
  3. Somos muito parecidos nisso. Me interesse agora (23) a ler a saga, ainda não comprei, mas eu quero dessa capa. Tão linda <3
    bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leia, allan! não se preocupa porque não é naaada infantil. eu adorei o primeiro livro, que dizem ter uma escrita mais simples e tal. imagina o ultimo? vou infartar.

      Excluir
  4. Ahhhh Harry Potter ficou tanto tempo na minha vida!!! Como eu amo a série! Achei a capa linda, eu quero uma edição dessa tb!!!


    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. achei linda também, michele! queria que HP tivesse feito parte da minha vida também :'( antes tarde doq nunca ne?

      Excluir
  5. Eu não sei metade da história do Harry, sequer assisti os filmes, e nem quero. Quero é ler. Acho que mesmo tendo ficado ainda mais famoso com a saga de filmes, o que me interessa mesmo é a leitura. Não gosto, nem odeio, mas algo que me diz que eu vou me surpreender muito quando puder ler.

    Beijo, Sel | Quinta Gaveta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu vi todos os filmes no cinema, mas nunca analisei a história a fundo, sabe? tanto q tem filme que eu nem lembro direito.
      estou indo pro 3º livro e quando terminei os dois primeiros corri pra reassistir aos dois primeiros filmes e adorei! espero ter te inspirado a ler HP ♥

      Excluir
  6. Manie, me desculpe estar colocando essas perguntas neste post. Já estava com elas prontas dez de segunda, mas não conseguir te enviar antes. Procurei o post que devia colocá-las mas não achei.
    Gostaria muito, se possível você respondê-las.

    1. Você se considera feminista? Se sim, me diz o que isso tem acrescentado na sua vida? no seu modo de ver o mundo? e como mulher?. E se você acha que o feminismo é importante não só para às mulheres, como também para os homens, a sociedade/o mundo no geral?

    2. Eu sei que você tem uma tatuagem no seu braço, com a frase "les temps sont durs pour les revêurs" (são tempos difíceis para os sonhadores), do filme o Fabuloso Destino de Amélie Poulain. Qual o motivo de ter tatuado essa frase? E você acha que realmente são tempos difíceis para os sonhadores? Que com a rotina corrida, e o mundo como está, esta mais raro sonhar?

    3. O Pe-dri-nha, como surgiu a ideia de cria-lo? E como surgiu esse nome (amoo)? E o que ele significa pra você?

    4. Através do seu blog e dos seus vídeos dá para perceber que você gosta muito de livros. Qual à importância dos livros/da leitura, não só na sua vida, como na vida de todos? Você acha que através dos livros e dá leitura em geral, teremos pessoas menos alienadas e preconceituosas; e assim possamos ter uma sociedade mais tolerante?

    5. Como você já disse aqui no seu blog, você está escrevendo um livro. Você pode adiantar do que ele vai falar? De qual gênero ele será?

    6. O que você espera, dos anos que estão por vir de faculdade? E da vida em Floripa?

    Adoro você. Adoro o Pe-drin-ha <3333
    Obrigada.

    Blog-quemsoueu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi marina!! eu já fiz o vídeo :( mas olha, se eu tiver um tempinho antes da mudança, vou gravar rapidinho com o celular mesmo só pra te responder ok? obrigada pelas perguntas ♥

      Excluir
  7. eu tenho 31 anos e acho que poderia resumir todos os meus dramas com metáforas de HP. hehehe

    ResponderExcluir