Diário de estudante #02

5 de fevereiro de 2014


Cheguei pra mais uma edição do Diário de Estudante! Fiquei super contente ao ver o retorno de vocês no post inaugural dessa nova categoria aqui do Pe-dri-nha e não via a hora de fevereiro chegar pra eu dar as notícias da minha rotina de estudos procês.

Pra quem não sabe, expliquei nesse post que eu estou estudando pro vestibular desde dezembro e essa vem sendo uma experiência nova pra mim. É a primeira vez que eu realmente me dedico a essas provas e resolvi compartilhar com vocês como vem sendo essa trajetória, procurando dividir dicas com quem também está na mesma realidade que eu e com quem já passou por ela.

Estou na 6ª semana de estudos, pois me dei um intervalinho na última semana do ano passado, já que passei o réveillon em outra cidade. Mas, assim que cheguei em casa, caí direto na cadeira da escrivaninha e continuei de onde parei.

Como o post ficou um pouco grandinho, vou deixar os tópicos aqui pra vocês terem uma noção dos assuntos retratados nele, ok?

TÓPICOS:

Como estou me organizando?
Rotina semanal
Eu tenho vida social?
Perguntinhas
Dicas de estudo pela internet
Sugestões dos leitores



Como estou me organizando?

Como contei no post anterior, estou seguindo o cronograma do site Uol Vestibulares. Ele é dividido em 28 semanas, de segunda à sexta. Cada dia da semana tem duas matérias e cada matéria possui dois assuntos para serem estudados. Ficou confuso? Chô exemplificar:

Essa é a semana em que eu estou e as matérias riscadas já foram estudadas. Eu preferi copiar todo o cronograma à mão (porque não tenho impressora) e ir riscando, como forma de incentivo. É muito bacana você ver que já estudou bastante coisa, porque isso te anima a continuar estudando.

DICA: Primeiro eu digito o assunto do dia no youtube e procuro vídeo aulas sobre ele. Depois, se necessário, pesquiso mais coisas sobre o tema em livros didáticos. E, por fim, sempre faço o máximo de exercícios sobre a matéria, inclusive exercícios recentes de vestibulares.


Rotina semanal

Eu estabeleci uma rotina semanal desde que comecei a estudar e tem dado super certo. Eu não faço nenhuma atividade fora de casa durante a semana, então estou totalmente livre pra estudar no horário que eu achar mais adequado. Vou deixar minha rotina aqui embaixo pra quem quiser utilizar, adequando-a ao seu dia-a-dia. 

- Acordar entre 7h e 7h30;

- Tomar café-da-manhã até as 8h;

- Computador das 8h às 9h (blog, e-mails, facebook, freela*);

- Entre 9h e 13h - estudar a primeira disciplina (no meio desse tempo eu sempre como alguma fruta, bebo um suco, ou como algo leve, porque sou uma morta de fome e é bom não deixar o estômago vazio durante tanto tempo. Nessas horas eu sempre tomo um cafezinho, porque bate aquele sono da manhã que acaba com a gente);

- Entre 13h e 15h - almoço, descansar/cochilar (ao invés de tomar mais café, eu durmo... é muito mais eficiente!), blog, freela, facebook, livros, filmes (nessas duas horas eu posso fazer mil e uma coisas... geralmente, deixo a TV ligada no canal TV escola, no qual sempre tem um documentário ou algo interessante referente aos meus estudos);

- Entre 15h e 19h - voltar a estudar (sigo o mesmo esquema do primeiro período, mas me dedico agora à outra disciplina);

- Das 19h até a hora de dormir - livro, tv (novela, big brother ou qualquer outra coisa pra eu relaxar/me divertir), facebook, blog. Eu procuro dormir antes da meia-noite, mas ontem fiquei mudando o layout do blog até as duas e hoje perdi a hora de acordar, palmas pra mim obrigada de nada).

* como não tenho nenhuma fonte de renda, comecei a escrever matérias pra um site pra ganhar uma graninha. Até maio, o dinheiro que eu conseguir será pra levar pro Rio de Janeiro (já tô com as passagens compradas, gente ♥) e quando eu voltar, continuarei escrevendo matérias até o final do ano, pra ter uma reserva. 

No dia 22 voltarei ao Educafro pra dar aulas E como aluna. Então, a partir dessa data, meus sábados também estarão preenchidos, das 8h às 20h, que é o tempo que eu fico lá.


Eu tenho vida social?

Cara, eu não quero ficar bitolada com os estudos. Quando eu tomei essa decisão, não me via trancada em casa, chorando sangue, me descabelando, desesperada com o vestibular. Essa vem sendo uma atividade prazerosa pra mim e eu estou muito animada com os resultados até agora. 

Aos finais de semana eu faço um monte de coisas. Pego as moedas do fundo da gaveta e saio por aí, encontro meus amigos, durmo até tarde, visito pessoas, enfim, não me privo de nada, apenas organizo tudo isso dentro da minha semana. Venho mantendo minhas leituras em dia, se eu quiser posso ver filmes na hora do almoço ou à noite e continuo me dedicando ao blog.

A partir do dia 22, como eu disse, só terei o domingo livre, então todos os domingos eu vou chutar o balde e requebrar. 


Perguntinhas:

Recebi apenas uma pergunta até agora, deixada no post anterior. Não sei se é do Luan ou da Brendha, porque o perfil é o mesmo haha! Algum deles me perguntou o que eu pretendo cursar e onde. Eu vou prestar Jornalismo e pretendo morar fora do estado de São Paulo, de preferência no sul.


Dicas de estudo pela internet:

Biologia: Jubilut
Física: Me Salva (tem mais matérias, mas eu gosto muito das aulas de física)
Química: Química em Ação
História: História Online
Várias matérias: Grátis Vídeo Aulas (são antigas, mas eu AMO essas aulas ♥)

(pras outras matérias eu não tenho um canal/site específico pra assistir vídeo-aulas!)


Sugestões dos leitores:

A Carolina Schaefer, do blog Devaneios de Carole, indicou dois canais do youtube: Loucos por Saber (mais focado em vestibulares do sul) e Dicas do Digão (só de física).

A Rafaela Silva, do blog Enjoy the Little Things, indicou o site Brasil Escola.



Espero que eu tenha animado vocês a estudar de novo! Vamos trocar ideias aqui nos comentários :D
Quem quiser deixar mais perguntas pra mim, publica aí, ta?

Manie
Estudante de jornalismo, escritora por amor e professora nas horas vagas. Tenho 22 anos, moro em Floripa com meu companheiro e tento ver graça nas coisas simples do dia-a-dia.

Você poderá gostar também:

24 comentário (s)