Diário de estudante #02

05/02/2014


Cheguei pra mais uma edição do Diário de Estudante! Fiquei super contente ao ver o retorno de vocês no post inaugural dessa nova categoria aqui do Pe-dri-nha e não via a hora de fevereiro chegar pra eu dar as notícias da minha rotina de estudos procês.

Pra quem não sabe, expliquei nesse post que eu estou estudando pro vestibular desde dezembro e essa vem sendo uma experiência nova pra mim. É a primeira vez que eu realmente me dedico a essas provas e resolvi compartilhar com vocês como vem sendo essa trajetória, procurando dividir dicas com quem também está na mesma realidade que eu e com quem já passou por ela.

Estou na 6ª semana de estudos, pois me dei um intervalinho na última semana do ano passado, já que passei o réveillon em outra cidade. Mas, assim que cheguei em casa, caí direto na cadeira da escrivaninha e continuei de onde parei.

Como o post ficou um pouco grandinho, vou deixar os tópicos aqui pra vocês terem uma noção dos assuntos retratados nele, ok?

TÓPICOS:

Como estou me organizando?
Rotina semanal
Eu tenho vida social?
Perguntinhas
Dicas de estudo pela internet
Sugestões dos leitores



Como estou me organizando?

Como contei no post anterior, estou seguindo o cronograma do site Uol Vestibulares. Ele é dividido em 28 semanas, de segunda à sexta. Cada dia da semana tem duas matérias e cada matéria possui dois assuntos para serem estudados. Ficou confuso? Chô exemplificar:

Essa é a semana em que eu estou e as matérias riscadas já foram estudadas. Eu preferi copiar todo o cronograma à mão (porque não tenho impressora) e ir riscando, como forma de incentivo. É muito bacana você ver que já estudou bastante coisa, porque isso te anima a continuar estudando.

DICA: Primeiro eu digito o assunto do dia no youtube e procuro vídeo aulas sobre ele. Depois, se necessário, pesquiso mais coisas sobre o tema em livros didáticos. E, por fim, sempre faço o máximo de exercícios sobre a matéria, inclusive exercícios recentes de vestibulares.


Rotina semanal

Eu estabeleci uma rotina semanal desde que comecei a estudar e tem dado super certo. Eu não faço nenhuma atividade fora de casa durante a semana, então estou totalmente livre pra estudar no horário que eu achar mais adequado. Vou deixar minha rotina aqui embaixo pra quem quiser utilizar, adequando-a ao seu dia-a-dia. 

- Acordar entre 7h e 7h30;

- Tomar café-da-manhã até as 8h;

- Computador das 8h às 9h (blog, e-mails, facebook, freela*);

- Entre 9h e 13h - estudar a primeira disciplina (no meio desse tempo eu sempre como alguma fruta, bebo um suco, ou como algo leve, porque sou uma morta de fome e é bom não deixar o estômago vazio durante tanto tempo. Nessas horas eu sempre tomo um cafezinho, porque bate aquele sono da manhã que acaba com a gente);

- Entre 13h e 15h - almoço, descansar/cochilar (ao invés de tomar mais café, eu durmo... é muito mais eficiente!), blog, freela, facebook, livros, filmes (nessas duas horas eu posso fazer mil e uma coisas... geralmente, deixo a TV ligada no canal TV escola, no qual sempre tem um documentário ou algo interessante referente aos meus estudos);

- Entre 15h e 19h - voltar a estudar (sigo o mesmo esquema do primeiro período, mas me dedico agora à outra disciplina);

- Das 19h até a hora de dormir - livro, tv (novela, big brother ou qualquer outra coisa pra eu relaxar/me divertir), facebook, blog. Eu procuro dormir antes da meia-noite, mas ontem fiquei mudando o layout do blog até as duas e hoje perdi a hora de acordar, palmas pra mim obrigada de nada).

* como não tenho nenhuma fonte de renda, comecei a escrever matérias pra um site pra ganhar uma graninha. Até maio, o dinheiro que eu conseguir será pra levar pro Rio de Janeiro (já tô com as passagens compradas, gente ♥) e quando eu voltar, continuarei escrevendo matérias até o final do ano, pra ter uma reserva. 

No dia 22 voltarei ao Educafro pra dar aulas E como aluna. Então, a partir dessa data, meus sábados também estarão preenchidos, das 8h às 20h, que é o tempo que eu fico lá.


Eu tenho vida social?

Cara, eu não quero ficar bitolada com os estudos. Quando eu tomei essa decisão, não me via trancada em casa, chorando sangue, me descabelando, desesperada com o vestibular. Essa vem sendo uma atividade prazerosa pra mim e eu estou muito animada com os resultados até agora. 

Aos finais de semana eu faço um monte de coisas. Pego as moedas do fundo da gaveta e saio por aí, encontro meus amigos, durmo até tarde, visito pessoas, enfim, não me privo de nada, apenas organizo tudo isso dentro da minha semana. Venho mantendo minhas leituras em dia, se eu quiser posso ver filmes na hora do almoço ou à noite e continuo me dedicando ao blog.

A partir do dia 22, como eu disse, só terei o domingo livre, então todos os domingos eu vou chutar o balde e requebrar. 


Perguntinhas:

Recebi apenas uma pergunta até agora, deixada no post anterior. Não sei se é do Luan ou da Brendha, porque o perfil é o mesmo haha! Algum deles me perguntou o que eu pretendo cursar e onde. Eu vou prestar Jornalismo e pretendo morar fora do estado de São Paulo, de preferência no sul.


Dicas de estudo pela internet:

Biologia: Jubilut
Física: Me Salva (tem mais matérias, mas eu gosto muito das aulas de física)
Química: Química em Ação
História: História Online
Várias matérias: Grátis Vídeo Aulas (são antigas, mas eu AMO essas aulas ♥)

(pras outras matérias eu não tenho um canal/site específico pra assistir vídeo-aulas!)


Sugestões dos leitores:

A Carolina Schaefer, do blog Devaneios de Carole, indicou dois canais do youtube: Loucos por Saber (mais focado em vestibulares do sul) e Dicas do Digão (só de física).

A Rafaela Silva, do blog Enjoy the Little Things, indicou o site Brasil Escola.



Espero que eu tenha animado vocês a estudar de novo! Vamos trocar ideias aqui nos comentários :D
Quem quiser deixar mais perguntas pra mim, publica aí, ta?

Você poderá gostar também:

24 comentário (s)

  1. Não tinha visto essa categoria ainda! Achei o máximo! Eu nem estudei quando fui fazer vestibular, mas vou indicar isso pra todo mundo que conheço e vai fazer esse ano! Muito legal sua iniciativa! E boa sorte nas provas! O que você vai tentar?
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oloco, me ensina como faz hahaha
      vou tentar jornalismo, Mayra ^-^

      beijos!

      Excluir
  2. Gostei da sua rotina e do modo como estuda, és uma excelente vestibulanda, se manter esse ritmo, vai longe !
    Sou Penta-Calouro 2014, e sei como é essa vida de estudos ! Mas, no final, tudo vale a pena :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada, Marcos! é muito bacana ler isso ^-^

      Excluir
  3. Gostei bastante da sua organização e dedicação para com os estudos. Eu recentemente fui aprovado na federal daqui do meu estado, mas não é no curso que eu realmente quero. Gostaria MUITO de tentar a USP, mas não sei se teria como conciliar faculdade + estudos, além das despesas que teria para as provas presenciais. O seu post me inspirou e deu vontade de, mesmo com uma rotina corrida, me organizar e estudar para a faculdade que eu realmente sonho.

    Desde já, desejo boa sorte para você e pretendo acompanhar suas postagens aqui! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tô muito animada com o retorno de vocês, sério... é muito legal ler que eu tô inspirando vocês!

      se é o que você quer, Leonardo, elabora uma rotina e vê como você lida com ela. anota os horários das coisas que você tem que fazer, dos intervalos na faculdade, horas livres, dias que você pode se dedicar mais ao vestibular e se joga :D

      é melhor a gente tentar e ver se dá certo do que achar que é impossível, né? muito obrigada pelo comentário! beijos

      Excluir
  4. Legal seu post, Manie! E adorei o cronograma da Uol! Se eu tivesse visto isso quando estava prestando vestibular talvez tivesse conseguido me organizar melhor, porque sou péssima estudando sozinha rs
    Foco e boa sorte!
    Bjs.
    http://www.doceilusao.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oii, Katy, obrigada pela visita! eu achei esse cronograma muito bom e estou adorando segui-lo ^-^
      um beijo!

      Excluir
  5. Manie!! Eu não sei ainda se vou começar a estudar pra vestibular esse ano, ou começar a estudar pra valer, porque vou cursar o 2º do médio, mas ano que vem acho que isso vai servir muito!
    E ah, eu também quero cursar jornalismo, então, quando você passar, eu ia gostar MUITO de você fazer posts falando sobre a faculdade. Assim dá pra eu (e mais as outras pessoas que querem fazer esse curso) ficar sabendo mais sobre as aulas e tudo o mais!
    Adorei o post, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Ana!! ai que bacana, você também quer jornalismo ♥
      tenha certeza de que, se eu passar mesmo no vestibular, vou postar minha experiência aqui!
      obrigada pela visita aqui no blog!

      Excluir
  6. Oi Manie! Essass dicas são ótimas mesmo, e precisamos de um tempo p/ não bitolar!haha
    Beijô!

    minhassingularidades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que você também concorda, Jéssica! acho que muitas pessoas acabam não passando no vestibular porque se bitolam demais ;D
      beijinhos!

      Excluir
  7. Eu não sabia desse cronograma da Uol!!!! É bem mais organizadinho que o edital dos vestibulares haha
    Gostei do post e sua rotina é bem equilibrada, mas eu não conseguiria segui-lo de maneira alguma (eu era do tipo, "você deveria estar estudando agora, olha quanta matéria"). Parabéns e boa sorte nos estudos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha tem que manter a calma,Tatiane, se não a coisa não flui ^-^
      obrigada pelo comentário hihihi

      Excluir
  8. Suas dicas são de grande ajuda Manie. Não conhecia esse cronograma da UOL, é muito útil, teria me ajudado muito na época do vestibular, mas vou tentar usá-lo para ajudar na organização dos estudos para o ENEM.

    Acredite, você está sendo de grande ajuda para muita gente <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, nem fala, Jaqueline! eu tô super feliz (E ASSUSTADA) porque ontem um monte de gente me adicionou no facebook pra tirar dúvidas! tô muito contente em ver esse projeto dando certo! espero poder dividir cada vez mais essas experiências com vocês ^-^

      obrigada pela visita ♥

      Excluir
  9. Adorei as suas dicas. Depois de muuuuuito tempo, quero prestar vestibular final de ano, e tenho que conseguir achar uma rotina em que eu me adapte, então adoro ver as experiências alheias! :)

    Beijos, Champagne Supernova .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que as dicas te ajudem então, Suuh! beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  10. Manie, eu vi o post anterior, mas nem lembro se comentei. Então, vou aproveitar pra falar agora, olha quando eu vi o post anterior eu tava procurando uma motivação pra começar a estudar - de novo - pro vestibular e aí você apareceu!! Sério, fiquei muito feliz em saber que não to sozinha nessa e você, sinceramente, me ajudou a levantar, espanar a poeira e começar a estudar. To estudando todo dia direitinho e não to nessa coisa de ficar doida estudando sem viver e etc, mas to adorando voltar a estudar direitinho, todos os dias. Espero que tudo dê certo e to acompanhando aqui todo o seu desempenho. Uma coisa que eu faço, já que sou movida a motivação, deixo o computador/filme/livro como prêmio caso eu cumpra toda o horário do dia hehe.
    Beijosss e bons estudos pra nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaai que legal Bia!! ♥
      boa sorte pra gente! que esse ano seja não um ano de estudos massacrantes, mas um ano de estudos bacanas que nos faça sentir que estamos progredindo a cada mês!

      beijinhos

      Excluir
  11. Poxa, que organizada! Nessa determinação vai ser bem mais fácil passar no vestibular, tenho certeza. Eu termino o ensino médio esse ano, e ano que vem mesmo já quero tentar. Eu nem sabia desse cronograma da UOL, que dica máxima, Manie! Já vai me ajudar futuramente.
    Sel do Jovens Gordinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, Sel! espero que meus posts também possam te ajudar! beijosss

      Excluir
  12. Manie , estou amando te acompanhar nas redes. Estou entrando nessa aventura de estudar sozinha também e você tem me inspirado bastante . Gostaria de saber se quando você começou a estudar, você tinha o objetivo de passar no Enem ou era em outro vestibular especifico ?


    Beijinhos de luz <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ooi!! ai que bom que o diário de estudante continua dando uma luz pras pessoas ♥

      no começo, queria passar na usp
      dai no meio do ano comecei a me interessar pela ufsc e achei que me mudar pra floripa me traria mais crescimento do que ir pra sp, que é mais perto de santos
      daí foquei na ufsc... cheguei a prestar o enem, porque ia somar alguns pontinhos na prova, mas acabou nem somando no final hahaha

      bejos!!

      Excluir